BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hipocrisia, hipócritas e afins.

Segundo o Aurélio:

s.f. Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. / Fingimento, falsidade.

Em termos literais e chulos hipocrisia é: “você querer ser o que não é mentindo deliberadamente”.

O que me deixa indignada não é a hipocrisia em si, é como ela está posta a nós, e como reagimos perante a ela e tão quanto à proferição da mesma. E nesta classe adjacente incluo os pseudo-intelectuais, pessoas sem critérios, sem princípios, sem ética, sem moral e os hipócritas – que é o coletivo disto tudo - por sua vez.

Exemplos, em nossas graciosas terras não nos faltam. Políticos têm imensa predisposição a serem hipócritas. Não que todos sejam, e não que ninguém seja, e não que nós mesmos não somos afinal a perfeição é algo utópico, mas não é dos casos esporádicos que quero falar.

Infelizmente, estamos acostumados a viver em uma sociedade hipócrita, medíocre e tudo que não se enquadra neste traço de personalidade, é tido como um louco, drogado, extremistas, terrorista e derivados.

Exemplos de hipocrisia? Não nos faltam. Ressalto aqui a lei sobre as drogas; sistema de cotas para negros. Constituição (e como essa constituição brasileira é hipócrita); armas de destruição em massa; e muitos outros motivos que não merecem ser pensado. E o pior de tudo é como nós reagimos quanto a elas: apáticos.

Mas um em especial me chama atenção...
O polêmico sistema de cotas para negros; além de você deixar subentendido que pessoas de origem negra – afros descentes, se não levo processo – não são tão capazes de obter bons resultados em faculdades e vestibulares, você retira daqueles que realmente merecem, independente da cor, a vaga. Sim, este discurso é padrão, mas o que me choca, é isso:

Emenda Constitucional Artigo 5º:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à prosperidade [...]


Resumindo, todos são iguais e recebem as mesmas oportunidades. Então por que há uma lei, dizendo inexplícitamente que pessoas de origem negra são inferiores aos de qualquer outra origem? Caso vossas senhorias não saibam, mas racismo de forma descarada, ou não, é crime.

Outro fato que me enfurece é a aceitação social da hipocrisia. Esta hipocrisia sem medidas, com a mediocridade, junto com pseudos intelectuais orgânicos, atrelado ao censo comum e a apatia provocada em nós, é uma reação combustiva que vive nos esgotos e nos lugares com maior putrefação e que vai dos métodos mais corrosivos nos afetar, até que, quando iremos contra este sadismo teremos o estereótipo de rebeldes – então que seja!



"Nada mais hipócrita que a eliminação da hipocrisia."
 (Friedrich Nietzsche)

0 comentários: