BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Viva la revolución

Uma revolução só acontece quando: há uma quantidade de pessoas, descontentes com uma situação; há uma mudança brutal em parâmetros jamais imaginados/contestados; ou ambos juntos. A Revolução Industrial foi uma mudança brutal no comportamento manufatureiro, a Revolução Farroupilha foi um grande descontentamento dos gaúchos para com o governo, a Revolução Francesa foi um movimento dos opositores ao Feudalismo, Absolutismo e Clerezia, a Revolução Russa aconteceu porque trabalhadores russos haviam super povoado os centros urbanos e estavam sendo explorados, e entre tantas outras revoluções, Chinesa, Cubana, Federalista do Rio Grande do Sul - todas tiveram um ideal seguido por alguns que aderiram ao movimento, revolucionário, a fim de tornar o ideal possível. Alguns obtiveram sucessos, outros não, mas todos tentaram.

Pois bem, se todos os revolucionários tiveram um ideal a ser seguido, ou uma situação a ser contestada, por que vivemos em profunda acomodação, contudo se temos motivos de sobras para ir contra ao que nós mesmos julgamos por errado, injusto e desleal?

Não dá para dizer com precisão os motivos, até mesmo porque todos variam de pessoa para pessoa, mas há uma seqüência lógica de possíveis motivos. O primeiro e talvez mais óbvio, é uma cadeia de motivos na verdade, é que nos esquecemos de viver socialmente e passamos a viver isolado interligados por fios e, por conseguinte abandonamos a parte intelectual e o espírito revolucionário. O segundo motivo possível, é que acreditamos que somos incapazes de mudar algo, esperamos que caia do céu a nossa salvação, e que somos meros coadjuvantes de um espetáculo que virá, e não é. E o terceiro, que vivemos para o dinheiro, vamos dormir e acordamos para ele, estamos criados neste meio, e se deixarmos de viver para ele, deixaremos de viver, não por vontade própria e sim por opressão da sociedade, capitalista. Até que haja uma profunda revolução, primeiramente interna e depois externa, continuaremos a viver em uma sociedade auto-hedionda, e acomodada.

"Nasce de você a revolução, sufocada atrás da inércia. Amplifique a forma de pensar..."
(Viva la revolución - ForFun)

0 comentários: